INJEÇÃO INTRAVÍTREA
INJEÇÕES INTRAVÍTREAS
As injeções intravítreas com antiangiogênicos são realizadas através de um procedimento simples e seguro e que pode reduzir a progressão de inúmeras doenças retinianas (degeneração macular, retinopatia diabética, oclusões venosas da retina, entre outras). Saiba um pouco mais sobre como é realizado procedimento, como é o pós operatório e sinais de alerta, assistindo aos vídeos.
ESTRUTURA COMPLETA PARA CIRURGIA DE RETINA
O Santa Cruz Eye Institute Oftalmologia possui uma estrutura completa para você realizar a sua Cirurgia de Catarata com tranquilidade.
Aqui você realiza sua consulta com nossos Médicos Especialistas em Catarata, faz todos os exames necessários e realiza o procedimento cirúrgico com todo o acompanhamento médico.
Nosso Centro Cirúrgico está equipado para atender qualquer cirurgia oftalmológica, com os mais modernos equipamentos.
Para a sua comodidade, atendemos em dois endereços próximos ao metrô, em São Paulo:
- Rua Vergueiro, 2087 | 8º andar | Vila Mariana
- Rua Santa Cruz, 398 | 1º andar – Sala 120 | Vila Mariana
Trabalhamos com os principais convênios e também particular. Se você tem alguma dúvida ou deseja agendar uma consulta, entre em contato conosco.
SANTA CRUZ EYE INSTITUTE DE OFTALMOLOGIA
Especializada nas mais modernas cirurgias oftalmológicas mundiais, a equipe do Santa Cruz Eye Institute Oftalmologia se dedica todos os dias para oferecer o melhor tratamento para os seus olhos, unidos a um atendimento humanizado e personalizado.
Referência no cenário nacional, aliamos a história e tradição na área da saúde ocular com a constante atualização tecnológica e dos nossos profissionais, buscando sempre a excelência dos resultados para os nossos pacientes.
Santa Cruz Eye Institute Oftalmologia
Saúde ocular e qualidade de vida.
NOSSOS ESPECIALISTAS
Dra. Patricia Kakizaki
Dr. Fernando H. C. Antunes
Dra. Tatiana Tanaka
CONHEÇA OS TRATAMENTOS MAIS RECENTES EM DOENÇAS DE RETINA
A retina é a camada de fibras nervosas que cobre a parte de trás do olho.
A retina possui a função de captar o estímulo luminoso e criar impulsos nervosos que são enviados para o nervo óptico e para o cérebro e nos fazem enxergar.
Entenda um pouco mais sobre as principais doenças e os tratamentos que temos disponíveis hoje em dia.
- Deneração macular (DMRI)
- Retinopatia diabética
- Oclusão venosa da retina
- Membrana epirretiniana
- Buraco macular
- Descolamento de retina
DEGENERAÇÃO MACULAR (DMRI)
A DMRI (degeneração macular relacionada a idade) com o envelhecimento da população tem se tornado cada vez mais frequente, sendo hoje a causa mais comum de baixa de visao após os 55 anos de idade.
Ela é causada pelo envelhecimento da região central da retina, conhecida como mácula, que leva a uma degeneração dos fotorreceptores (principais células responsáveis pela nossa visão). Existem duas formas de doença: a seca e a exsudativa. A forma seca é a mais frequente e apresenta uma progressão mais lenta. Enquanto a exsudativa é a forma mais agressiva e necessita do tratamento com as injeções de antiangiogênico o mais rápido possível.
Os primeiros sinais são um embaçamento ou distorção da visao central. Com a progressao da doença a visão central vai se deteriorando cada vez mais. O diagnóstico é feito com o seu oftalmologista através de exames de mapeamento de retina e tomografia de coerência óptica da mácula. não deixe de fazer seu exame de rotina anualmente.
RETINOPATIA DIABÉTICA
A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira irreversível na população economicamente ativa mundialmente.
O diagnóstico precoce e tratamento adequado podem diminuir a progressão e prevenir a perda visual. Atualmente, para a retinopatia diabética temos tratamento com injeções intravítreas de antiangiogênico, implante intravítreo de dexametasona, fotocoagulação com laser de argônio e cirurgias vitreorretinianas que podem ter ótimos resultados se indicados no tempo correto.
Todo paciente diabético deve consultar anualmente o médico oftalmologista para o mapeamento de retina. Assista ao vídeo para saber um pouco mais sobre os sintomas e danos que o diabetes pode causar.
possíveis complicações, como o inchaço da retina – tratamento com injeções intra-vitreas de antiangiogênicos, fotocoagulação com laser de argônio nas áreas de isquemia ou até vitrectomia em casos de grandes sangramentos com hemorragia vítrea.
OCLUSÃO VENOSA DA RETINA
A oclusão vascular da retina ocorre por obstrução de um ou vários vasos sanguíneos que irrigam a retina levando oxigênio e nutrientes até ela.
A principal causa é a formação de coágulos e o endurecimento da parede dos vasos (aterosclerose), tendo assim como principais fatores de risco a hipertensão arterial sistêmica, o diabetes, dislipidemia, tabagismo, entre outros. A oclusão venosa da retina pode levar a um escurecimento súbito da visão, aparecimento de manchas ou perda de campo visual. O médico oftalmologista deve ser procurado o mais rápido possível, para diagnóstico e instituição de tratamento das
MEMBRANA EPIRRETIANA
É uma membrana que cresce sobre a retina, na região central (mácula), causando um enrugamento que pode levar a distúrbios visuais sentidos pelo paciente como distorção da imagem ou embaçamento da visão central.
A causa da formação dessa membrana ainda não é exatamente compreendida. a principal teoria de formação seria que essa membrana é causada pela redução do vítreo (gelatina que preenche nosso olho) levando a um descolamento do vitreo da retina. Essa tração leva em algumas pessoas a microlesões na área central da retina, e numa tentativa de cicatrização temos a formação da membrana epirretiniana.
O diagnóstico é feito pelo seu médico oftalmologista através de exames de fundo de olho, podendo ser complementado pela tomografia de coerência óptica da mácula. dependendo dos sintomas e da evolução pode ser necessário tratamento cirúrgico com a retirada dessa membrana através da cirurgia de vitrectomia com peeling de membrana epirretiniana.
BURACO MACULAR
A parte mais nobre da retina é chamada mácula. Ela é responsável pela nossa visão central e por ela conseguimos notar os detalhes mais finos da imagem que estamos enxergando. Com o passar da idade, o gel vítreo que preenche o olho sofre alterações bioquímicas em sua composição que o induzem a se soltar da retina. Neste momento, o vítreo pode puxar o tecido retiniano, causando um buraco na mácula. Veja como ocorre.
Se não tratado precocemente, o buraco macular pode proporcionar danos irreversíveis à visão central. O tratamento é cirúrgico através da vitrectomia, procedimento no qual o gel vítreo é retirado, o buraco macular é tratado através da retirada de uma membrana que o circunda e a cavidade vítrea é preenchida com um gás. Para completar o tratamento, o paciente deverá ficar por alguns dias no pós operatório com a face voltada ao chão, permitindo assim que o gás ajude a fechar o buraco macular. No próximo video você pode ver como a cirurgia é realizada.
DESCOLAMENTO DA RETINA
O Descolamento de Retina é uma patologia ocular grave, que ocorre quando a retina se desprende da parede ocular no fundo do olho. A porção descolada passa a não funcionar corretamente. Veja como acontece.
A principal causa do Descolamento de Retina é uma rasgadura ou rotura retiniana, que acontece quando o gel vítreo (que preenche o olho) se solta da retina. Neste processo, o vítreo pode ter pontos de aderência mais intensa e, ao se soltar, lesiona o tecido retiniano. Veja no vídeo.
DESCOLAMENTO DO VÍTREO POSTERIOR
Um sintoma muito comum é o aparecimento repentino de moscas volantes ou flashes de luz. Na grande maioria das pessoas não causa danos, mas em algumas pessoas podem levar a condições que tratadas precocemente, pode evitar uma cirurgia ou perda de visão definitiva. Veja o vídeo para entender a importância da consulta o mais breve possível ao oftalmologista para mapeamento de retina.