OBSTRUÇÃO DE VIAS LACRICIMAIS -LACRIMEJAMENTO
A principal função da lágrima é lubrificar e proteger os olhos e por isso é continuamente produzida e distribuída na superfície ocular, sendo drenada para o nariz por um sistema de canalículos chamados vias lacrimais.
O nariz possui um a comunicação com a garganta e no final acabamos engolindo a lágrima. É por isso que às vezes sentimos o gosto do colírio após aplicar nos olhos.
A obstrução das vias lacrimais causa lacrimejamento e/ou secreção, dependendo do local onde se encontra a obstrução. Os fatores que podem obstruir as vias lacrimais ainda não são totalmente conhecidos, mas o fenômeno ocorre mais comumente com o envelhecimento e em mulheres.
Pode ocorrer também após fraturas faciais, após tratamento com radioiodoterapia em pacientes com câncer de tireóide, após infecção ocular por herpes. É importante ressaltar que a obstrução de vias lacrimais é uma das possíveis causa de lacrimejamento. O paciente que apresenta esta queixa deve passar por uma avaliação oftalmológica completa para identificar outras possíveis causas como: blefarite, ceratite, conjuntivite alérgica, frouxidão da pálpebra inferior etc.
O tratamento das obstruções das vias lacrimais nos adultos vai depender de sua localização. A avaliação completa e exames complementares são necessários para o diagnóstico correto e indicação do melhor tratamento.
A obstrução congênita das vias lacrimais acomete recém-nascidos e causa lacrimejamento e secreção ocular importante. Pode haver abertura espontânea do canal lacrimal usualmente dentro do primeiro ano de vida. Após esse período, caso persistam os sintomas, pode ser indicado um procedimento de sondagem das vias lacrimais. O tratamento cirúrgico mais frequentemente indicado é a dacriocistorrinostomia. Esta cirurgia consiste em criar uma nova comunicação entre a via lacrimal e o nariz para promover uma drenagem efetiva da lágrima.
A dacriocistorrinostomia pode ser externa, com uma pequena cicatriz próximo ao canto medial do olho ou via endonasal, ou seja, pelo nariz com a utilização de endoscópio . A escolha da opção cirúrgica deve ser discutida junto ao oftalmologista especialista em vias lacrimais.