TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
Atualmente a aplicação de toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no mundo mas é interessante saber que inicialmente ela foi utilizada para o tratamento de estrabismo pelo oftalmologista Alan B. Scott, em 1977.
Mais tarde, em 1987, a oftalmologista Jean Carruthers e seu marido dermatologista Alastair Carruthers observaram a melhora das rugas nos pacientes submetidos a aplicação de toxina botulínica para o tratamento de uma doença chamada blefaroespasmo, em que o paciente apresenta um descontrole no movimento do piscar, comprometendo suas atividades diárias. E foi a partir daí que a toxina botulínica se popularizou no mundo como um excelente tratamento para as rugas de expressão.
A aplicação de toxina botulínica em músculos da face promove um relaxamento seletivo com atenuação das rugas que se formam durante os movimentos da mímica como os pés de galinha, ruga da braveza (glabelar), rugas da testa (frontais). Ë um procedimento realizado em consultório. Após aplicação de pomada anestésica são realizadas pequenas injeções nas áreas a serem tratadas.
O paciente pode retomar suas atividades no mesmo dia com algumas restrições: não se deitar e não massagear o local durante 4 horas; não praticar atividades físicas durante 24 horas após a aplicação.
O início do efeito se dá em 24 a 48 horas após o procedimento e o efeito completo é observado depois de 7 a 15 dias. Ë um tratamento com efeito temporário, a duração varia de 3 a 6 meses. O efeito decresce gradualmente e após um intervalo mínimo de 3 meses é possível realizar uma nova aplicação. Uma dúvida recorrente dos pacientes é se pode ocorrer piora das rugas se não reaplicar a toxina botulínica. A resposta é não, simplesmente o paciente não irá mais desfrutar dos benefícios do tratamento e as rugas da expressão voltarão a aparecer como antes. O processo de envelhecimento continuará a ocorrer no seu curso natural.
A toxina botulínica é um excelente tratamento que pode ser combinado à cirurgia para potencializar resultados estéticos