I-STENT GLAUCOMA
Santa Cruz Eye Institute
Equipe Especializada nas mais modernas Cirurgias Mundiais.
Tratamento para Glaucoma com iStent
O tratamento para o glaucoma tem como objetivo a redução na pressão intraocular, com isso diminuindo a chance de progressão da doença. Existem algumas opções para atingir o objetivo, como lasers, colírios e cirurgias.
As cirurgias, sendo a cirurgia tradicional a Trabeculectomia, geralmente são apenas realizadas quando as primeiras opções não conseguiram atingir o objetivo, e em pacientes com quadro mais avançado.
Hoje existem cirurgias para o glaucoma que podem ser realizadas em pacientes com quadro inicial e moderado.
São chamadas de Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma (Conhecidas por MIGS).
Elas trouxeram uma nova maneira de abordar os pacientes com glaucoma de ângulo aberto nas fases mais iniciais.
Quais as características dos MIGS?
– Microincisão
– Mínimo traumatismo
– Eficácia
– Perfil de segurança favorável
– Rápida recuperação
Quais as indicações?
– Indicado para pacientes com glaucoma de ângulo aberto leve a moderado, podendo ser realizado em conjunto com a cirurgia de catarata.
– Pacientes que já utilizam colírios e precisam de redução adicional da pressão intraocular
– Pacientes controlados com colírios que desejam reduzir quantidade de medicação
– Paciente com alergia ao uso dos colírios
Como funcionam?
As MIGS tem como objetivo restabelecer o fluxo de drenagem fisiológico do líquido que é produzido dentro do olho, consequentemente reduzindo a pressão intraocular. Podendo ser realizado por meio de aberturas na região de drenagem e com o implante de microstents, mantendo o fluxo contínuo.
No Brasil, existe um tipo de stents para uso no glaucoma de ângulo aberto. O dispositivo iStent inject® é projetado para melhorar o fluxo de saída aquoso através da via fisiológica natural. Quando os stents são implantados na malha trabecular, eles abrem uma passagem anatômica e permitem que o humor aquoso flua da câmara anterior para o canal de Schlemm. O dispositivo pode ser implantado com ou sem cirurgia de catarata.
Entenda melhor como o iStent é implantado
Como é o pós operatório?
Os pacientes submetidos a cirurgia do iStent inject® com ou sem a cirurgia de catarata, são orientados ao uso de colírios anti-inflamatórios e a antibióticos, para evitar inflamações e infecções no período do pós-operatório. Podem manter uma rotina em sua residência, evitando esforço físico. A recuperação visual tende a ser rápida e progressiva, podendo nos primeiros dias ter turvação visual e vermelhidão ocular leve. É fundamental retornos ao médico oftalmologista para verificar a recuperação visual e, consequentemente, a pressão intraocular.